O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Contudo, o domínio de algumas ferramentas, que já era requisito básico na década passada, continua sendo importante para grande parte dos profissionais. E, dominar o Excel, dentro deste contexto, é indispensável para quem deseja ter um diferencial no seu currículo.

Isso porque há inúmeros segmentos de atuação que exigem o entendimento e assertividade na construção, configuração e manuseio de planilhas – além de tudo que compõe este programa. É sobre isto que iremos falar no presente artigo: como o domínio do Excel pode fazer a diferença no seu currículo. Acompanhe abaixo!

Diversas utilidades

Esqueça aquele velho conceito de que o Excel é feito apenas para quem trabalha com números e fórmulas. O programa pode ter várias finalidades, como a descrição de itens, organização de jornadas de compras, planejamento de atividades e controle de ações realizadas ou que precisam ser cumpridas.

Ou seja: o contratante precisa saber que, caso precise de uma planilha descritiva, você terá os meios necessários para fazer isso com excelência. Por exemplo, um jornalista poderá organizar suas pautas e contatos, passando para o editor-chefe; já um vendedor tem controle dos horários e atendimento de clientes – isso sem utilizar nenhuma fórmula.

Quantos dominam o Excel?

Preencher um currículo apontando Excel ou Pacote Office avançado pode ser feito por qualquer pessoa. Mas, efetivamente, quantos dominam este programa? Pode acreditar: os RHs e departamentos pessoais, principalmente de grandes empresas, querem ver na prática qual é o nível de domínio do Excel.

Um altíssimo número de pessoas não domina o programa de forma avançada – e poderá ser ‘reprovado’ em testes que exijam essa qualificação. Ou seja: ter controle das funcionalidades o coloca acima de uma grande parcela dos concorrentes.

Cargos específicos exigem esse domínio

Você sabia que é possível construir um dashboard (painel que centraliza informações, dados e métricas), no Excel? Esse é um ótimo exemplo de que o domínio da ferramenta não apenas deixa seu currículo mais robusto, mas te dá oportunidades pontuais em cargos específicos – que podem pagar acima do que você planejou.

Em outras palavras, dominar o Excel permite ampliar suas opções. Dessa forma, possibilita-se encontrar alocações profissionais que podem até sair da área em que atua, mas abrem outras portas e oportunidades. Até mesmo cargos de excelência, como em TI ou administração gerencial, o domínio do Excel pode te transformar em um novo talento.

Excel: de opcional a obrigatório

Podemos resumir que o Excel passou de uma ferramenta opcional a obrigatória em muitas empresas. Isso porque ele trabalha junto com outros programas – como do próprio Office, mas também do pacote Adobe, ou os próprios aplicativos de smartphones. Ter o domínio possibilita, ainda, que você seja um instrutor/professor para outros funcionários da empresa que necessitem dos conhecimentos para preencher as suas planilhas.

Concluindo, o domínio do Excel te dá mais oportunidades, abre novas colocações profissionais, torna-o um diferencial em relação à concorrência e, sobretudo, permite que você seja mais organizado, produtivo e proativo.

Quer ter esse diferencial no seu currículo? Então cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre nossos cursos e planilhas. Se cadastrando agora você recebe gratuitamente a Planilha de Orçamento de Viagens + 30% de desconto na nossa loja online.