CRM ou Customer Relationship Management é um sistema que visa melhorar o relacionamento com clientes existentes, encontrar novos clientes em potencial e reconquistar os antigos.

Este sistema pode ser implementado com software que facilita a coleta, a organização e o gerenciamento de informações do cliente.

Os CRMs não são mais apenas para organizações de grande porte com grandes bancos de dados de clientes, mas são vantajosos para empresas de pequeno e médio portes.

Projetado para otimizar seus processos, um CRM pode ser uma das ferramentas de gerenciamento mais poderosas do seu arsenal. Veja como os benefícios do CRM podem renovar e expandir seus negócios!

 

1. Relatórios Confiáveis

Os dados são uma parte necessária dos negócios e estão disponíveis em vários recursos: mídias sociais, Google Analytics, software comercial, aplicativos e tecnologia de CRM. No entanto, não é útil até que seja classificado, limpo, analisado e acessível.

Empresas de todos os tamanhos usam as mídias sociais e confiam nas métricas dessas plataformas. O Google Analytics é uma ferramenta importante que muitos empresários usam, pelo menos minimamente, para monitorar o tráfego do site.

No entanto, você não pode confiar nessas ferramentas sozinho. Um sistema de CRM ajuda você a aprofundar todos os seus dados e métricas, incluindo os de outras fontes.

Quando sua empresa se dedica a manter dados limpos ou livres de erros, você pode usar sua plataforma de CRM para coletar, tabular e organizar esses dados, o que é fácil de interpretar com os recursos de relatório.

Esse é um dos maiores benefícios de um sistema de CRM e se estende a outros benefícios que ficam disponíveis quando você tem esses dados utilizáveis.

Uma vantagem que as plataformas de CRM têm sobre outros sistemas de gerenciamento de relacionamento com clientes é que você pode ver quem interage com sua empresa e como.

Por exemplo, um lead preencheu com êxito um formulário em uma página de destino depois de ver um anúncio específico nas mídias sociais.

Você também pode gerar relatórios para ver onde estão suas oportunidades, quão bem está interagindo com leads e clientes, tendências em seus esforços de vendas e atendimento ao cliente e muito mais.

 

2. Painéis que mostram dados visualmente

Usar uma planilha para gerenciar sua empresa significa inserir ou importar dados manualmente, descobrir o que é importante e criar uma maneira gráfica de apresentar esses dados.

O CRM faz a maior parte disso para você. Depois de investir na plataforma, você pode aproveitar outro benefício do CRM, o painel. Você pode configurar um painel para todos os indivíduos em sua empresa que possuam credenciais de login para sua plataforma de CRM.

Por exemplo, um diretor de marketing estaria mais interessado em métricas de email marketing, especificamente nas taxas de cliques de cada campanha.

Eles podem configurar um painel que exibe imediatamente para quantas pessoas um email específico foi enviado, quantas pessoas o abriram, qual é a taxa de cliques e muito mais.

Um diretor de vendas, no entanto, gostaria de saber quantas chamadas são feitas por hora e quantas delas resultaram em uma ação positiva, como uma reunião ou demonstração futura.

Os painéis permitem que os usuários vejam rapidamente os dados mais importantes para seus fluxos de trabalho sem precisar cavar, filtrar, classificar ou gerar um relatório.

 

3. Alcance um público personalizado com automação

Como você captura continuamente dados e insights sobre seu público, mercado e setor, você pode criar mensagens e divulgação personalizadas mais relevantes – tanto em seus esforços manuais quanto em suas campanhas automatizadas.

Essa é a vantagem do conteúdo dinâmico e das mensagens automatizadas: você pode colocar pessoas que têm uma semelhança importante – por exemplo, interesse em um produto de nicho – em diferentes campanhas de engajamento.

Esse recurso é um benefício de muitos CRMs e permite configurar uma série de e-mails automatizados que falam especificamente com esse público e são acionados por ações específicas.

Por exemplo, no site de uma empresa de turismo, se alguém criar um itinerário personalizado para uma viagem à Tailândia, em vez de enviar a eles e-mails genéricos sobre viagens, você poderá iniciá-los em uma campanha para pessoas que criam itinerários personalizados para o Sudeste Asiático.

A automação também permite tirar alguém de uma campanha de topo de funil a qualquer momento, com base em suas ações.

Se, por exemplo, a pessoa que estava interessada em uma viagem à Tailândia finalmente reservar o itinerário, sua plataforma os removerá automaticamente dessa campanha de específica para evitar e-mails e confusão redundantes.

 

4. Serviço Proativo

Da mesma forma que os dados em sua plataforma de CRM podem ajudar a automatizar a divulgação mais personalizada em todo o funil de marketing, eles podem melhorar os esforços de divulgação da equipe de vendas ou a capacidade do serviço ao cliente de ajudar os clientes.

Se uma equipe de vendas tiver o conhecimento do que mais interessa a um cliente em particular, ele ou um representante de suporte poderá atender às necessidades do cliente e resolver problemas de maneira mais proativa.

Essa é uma grande vantagem para uma equipe de atendimento ao cliente. Com os dados relevantes disponíveis nos painéis, não é necessário procurar informações, para que um representante possa se concentrar no que importa.

Isso economiza tempo para todos e faz com que seus clientes atuais e potenciais se sintam importantes quando as vendas e o atendimento são conduzidos de forma proativa e personalizada.

Além disso, pode melhorar seus resultados financeiros por meio de maior satisfação do cliente e menor tempo para resolução de eventuais problemas.

 

5. Eficiência aprimorada com automação

A automação é uma vantagem que as plataformas de CRM oferecem aos usuários e pode ser vista em toda a empresa. Três exemplos incluem:

  • Reduzindo o tempo necessário para enviar e-mails e alimentar leads com campanhas de topo de funil.
  • Pontuação de leads usando parâmetros do cliente que você define, para que suas equipes possam priorizar melhor quais leads qualificados de marketing, ou MQL, podem fazer a transição para leads qualificados de vendas ou SQL.
  • Lidar com perguntas simples dos clientes, como o status de um pedido, com chatbots e outras mensagens automatizadas.

 

6. Colaboração simplificada

Seu CRM serve como um registro de conversas, interações, necessidades, anotações e informações de contato. E, se for baseado na nuvem, está sempre atualizado e seus colegas de equipe podem facilmente ver seus registros para tomar decisões.

Todos que têm acesso ao seu CRM podem trabalhar juntos por esse registro compartilhado. Por exemplo, quando um vendedor fala com um cliente e aprende mais sobre ele, ele pode preencher determinados campos no registro dessa pessoa ou fazer anotações em seu arquivo.

Isso ajuda a garantir que o restante da equipe esteja trabalhando com os detalhes mais recentes e com o melhor de suas habilidades. Marketing, vendas e atendimento ao cliente, apesar de setores separados, trabalham juntos, em vez de trabalharem com informações isoladas.

Todos os membros da equipe podem coletar informações e dados e trabalhar juntos para fornecer um serviço excepcional aos seus clientes. Os dados organizados e apresentados por uma plataforma de CRM levam a um melhor entendimento dos clientes.

De todos os benefícios do software de CRM, o uso de dados e tecnologia para impulsionar uma empresa mais eficiente é um dos maiores. Isso ajuda a atender os clientes de maneira mais eficaz, levando a melhores negócios.

 

Conclusão

Um bom processo e soluções de CRM podem ser benéficos para um cliente e uma melhor experiência de prospecção.

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