Nesse vídeo, eu vou mostrar como criar um ranking de vendas no Excel utilizando imagens dinâmicas, tabela dinâmica e segmentação de dados. Então, quando você selecionar um dos filtros no dashboard como ano ou mês, as imagens dos vendedores no podium vão mudar de forma automática, pois o ranking está conectado a uma tabela dinâmica.

Como em todo desenvolvimento de dashboard, eu começo estrurando os dados. Nesse exemplo, eu trabalhei com duas tabelas: Vendas (tabela de fato), Empregados (tabela de dimensão) e Data. Repare que na Tabela Vendas eu só tenho o ID do Vendedor, sendo que as outras informações, como o Nome do Vendedor, eu vou buscar na Tabela Empregados.

Tabelas Vendas

Tabela de Vendas

Tabela Empregados

Tabela de Empregados 2

Tabela Datas

Tabela Datas

Com as três tabelas estruturadas, eu adicionei os dados ao módelo de dados do Power Pivot no Excel e criei uma relação entre as três tabelas. Observe no diagrama abaixo que eu liguei o campo ID Vendedor da Tabela Vendas com o campo ID da Tabela Empregados e o campo Data Pedido da Tabela Vendas com o campo Data da Tabela Data. Essa relação entre as tabelas que permite que eu crie uma única tabela dinâmica com várias tabelas. Se eu não fizesse isso, eu seria obrigado a criar um PROCV na Tabela Vendas para procurar o nome do vendedor, mês e ano nas outras duas tabelas.

Relação entre tabelas

Depois, eu criei uma planilha auxiliar para inserir a tabela dinâmica com o ranking de vendas e uma outra planilha para inserir as fotos dos vendedores. Para tornar as imagens dinâmicas, eu associei o nome do vendedor na tabela dinâmica com o nome do vendedor na tabela com as fotos, utilizando a fórmula seguinte no Gerenciador de Nomes:

=ÍNDICE(‘Fotos Vendedores’!$E$4:$E$15;CORRESP(Auxiliar!$B$5;’Fotos Vendedores’!$D$4:$D$15;0))

Como no podium eu utilizei três imagens, eu precisei criar uma fórmula para cada vendedor (vendedor 1, vendedor2 e vendedor3). Cada uma dessas fórmulas eu associei a uma imagem. Então indendente do nome dos vendedores, o ranking vai sempre considerar os três primeiros na tabela.

Tabela Dinâmica e Imagens

Para terminar, eu montei o podium utilizando formas com sombras e inseri os filtros (segmentação de dados). Confira abaixo o resultado final do Dashboard de Ranking de Vendas.

Dashboard de Ranking de Vendedores

Veja o vídeo acima para saber como eu fiz o Ranking de Vendas com Imagens Dinâmicas no Excel passo a passo.

Não quer perder nenhuma dica? Se inscreva no nosso Canal do YOUTUBE e ative o sininho!