O sonho da maioria das pessoas é possuir uma vida financeira equilibrada, não é mesmo? Muitas pessoas não conseguem tal façanha por falta de planejamento e irem além do que seu orçamento e renda mensal permitem.

A verdade é que não há muitos segredos para se economizar dinheiro. Com esse artigo, iremos te ajudar a desmistificar a economia financeira doméstica e provar que todos podem e conseguem economizar se seguirem os passos a seguir.

Defina objetivos e trace planejamentos a longo, médio e curto prazo

O que você almeja em termos financeiros daqui a há 10, 20 anos? 

Em que lugar se quer chegar no próximo mês ou daqui há 1,2 ou 5 anos? 

Quanto dinheiro você quer ter em cada uma dessas datas?

Seus objetivos devem ser pautados pela resposta de cada uma dessas perguntas. Claro, são perguntas hipotéticas, mas servem de base para que você trace objetivos e metas bem definidas de tempo e situação financeira em cada momento de sua vida para que você e sua família tenham segurança e estabilidade financeira no presente e também no futuro.

Crie e atualize seu orçamento

Quando pensamos em planejamento financeiro, logo pensamos em renda, gastos, cálculos e despesas. A criação ou atualização de seu orçamento, seja ele mensal, semanal ou anual, é de extrema importância para um bom planejamento.

Caso você ainda não tenha criado, se quiser organizar suas finanças, não há outra opção a não ser a elaboração de um bom e completo orçamento doméstico.

Normalmente, os orçamentos são feitos em planilhas e gráficos para uma melhor visualização de suas despesas e de seus rendimentos.

Controle de dívidas

As dívidas podem se tornar as grandes vilãs muito rapidamente de qualquer planejamento financeiro caso não haja nenhum controle.

Os juros de cartões de crédito e as parcelas de um financiamento, por exemplo, são exemplos de despesas que podem crescer muito rapidamente e se tornarem um grande problema se não forem controladas de perto.

Então, para que se consiga seguir com o planejamento financeiro já traçado é essencial que todas as dívidas e débitos que estão em vigor estejam sendo retratados claramente para que não haja surpresas no orçamento já estabelecido.

Fundo de emergência

Além da grande necessidade da elaboração de orçamentos de acordo com o tempo e o tamanho de cada planejamento, especialistas no tema recomendam também que exista, dentro de seu orçamento, um espaço para a reserva de emergência.

O ideal, segundo especialistas, é que se tenha como reserva o equivalente a um valor de três a 12 vezes os seus gastos mensais. Dependendo da sua situação, porém, esse prazo pode ser menor ou maior, isso varia de acordo com o que você acha necessário e queira reservar para este fim.

Tenha disciplina

Se planejar financeiramente não é fácil. Não existe fórmula mágica que o faça por você. 

É necessário que se tenha muita disciplina para seguir o seu orçamento e não fugir de seu propósito. Mas não se engane, muito provavelmente você irá sair um pouco, mas o mais importante mesmo é sempre, mesmo depois de alguns deslizes e gastos desnecessários, voltar com todo o folêgo para sua planilha de gastos e sempre continuar com foco total em seu planejamento.

Educação financeira

Todos os passos que citamos acima são extremamente importantes, mas investir em educação financeira talvez seja um dos mais relevantes neste momento de crise que o planeta está atravessando.

Com a pandemia, algumas pessoas perderam algumas fontes de renda e precisaram se reinventar para adquirir novas formas de ganhar dinheiro para se manterem dentro de seus orçamentos. 

Então, aprender a investir seu dinheiro em bons investimentos é extremamente necessário tanto para a geração de renda extra quanto para a proteção do capital a longo prazo e médio prazo. A educação financeira bem feita é um grande diferencial para todo e qualquer planejamento financeiro.

Conclusão

Se planejar financeiramente pode ser bastante trabalhoso, mas valerá a pena todo o esforço quando chegar o momento de colher os frutos dos orçamentos e dos planejamentos já feitos e executados durante todo o período.

Para facilitar o planejamento, existem hoje planilhas que fazem todos os cálculos e te auxiliam com a geração de gráficos para que você visualize de forma mais didática o que precisa fazer e o quanto é necessário economizar em cada etapa.

Nós, da Adnia Solutions, elaboramos um template exclusivo para esse tipo de atividade.  O Advanced Personal Budget é uma planilha em excel que facilita a elaboração de seu planejamento financeiro e, somente com os dados inseridos pelo usuário, gera automaticamente gráficos e recursos visuais para facilitar a compreensão de seus gastos.

Com o template, você poderá planejar suas finanças por um período de até 5 anos. Todos os seus planos poderão ser facilmente elaborados e acessados de forma simples e acessível.

Acesse agora: https://adniasolutions.com/excel-templates/advanced-personal-budget-excel-spreadsheet-template/