Como está o time de vendas da sua empresa neste exato momento?

Sendo você um líder, analisar e medir a performance dos seus liderados é vital para o seu sucesso.

Medindo os principais KPIs de vendas, você pode melhorar seu processo de vendas e garantir que você e sua equipe continuem trabalhando nas atividades que irão trazer mais resultados.

Então, quais os principais KPIs que você deve acompanhar para obter mais sucesso?

Essa é uma pergunta muito importante. 

O que você acompanha é o que sua equipe irá focar naquele momento. Garanta que seus colaboradores se concentrem nas atividades de vendas mais eficazes.

Os principais indicadores de desempenho, ou KPIs, são indicadores que ajudam os representantes de vendas e seus líderes a avaliar a eficácia de seus esforços. 

KPI de Vendas

A melhor maneira dos vendedores ganharem visibilidade para as atividades da sua equipe é coletar e medir o desempenho dos seus colaboradores e do produto por meio de KPIs, que são Indicadores-Chave de Desempenho.

São métricas usadas para rastrear o desempenho de uma empresa, setor ou indivíduos em relação às suas metas.

A chave é escolher os KPIs mais relevantes para os objetivos do seu setor. Escolher os indicadores errados pode custar muito caro para sua empresa. 

Para otimizar seu tempo, criamos uma lista com os 5 principais KPIs que são utilizados no mercado.

Acreditamos que esses são os mais importantes para gerenciar times de vendas.

5 Principais KPIs de Vendas:

1) Aumento das Vendas

Seu negócio está crescendo dia após dia?

O crescimento da sua empresa está muitas vezes ligado ao aumento das vendas, isso é fato. Seria um erro não começar por esse KPI.

Um crescimento das vendas durante um período de tempo significa que você está no caminho certo para crescer o seu negócio.

É importante ter painéis de vendas para acompanhar visualmente o desempenho dos seus representantes de vendas.  

2) Metas de Vendas

Essa métrica permite que você saiba se sua equipe está fazendo o que deve, se precisa de ajuda ou se toda a estratégia deve ser alterada ou ajustada. 

É crucial para a previsão e permite que você saiba se outros fatores podem afetar seus resultados.Você está no caminho certo em relação às metas de vendas?

3) CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Quanto custa para sua empresa trazer um novo cliente?

Pode parecer algo básico, mas para muitas empresas esse valor é desconhecido. Quando nos referimos a CAC, estamos analisando todos os custos envolvidos para sua empresa colocar mais um cliente em sua base.

É preciso buscar sempre aumentar o retorno que esse cliente deixa ao longo do tempo, para que possa diminuir esse valor de aquisição e manter o seu negócio lucrativo.

4) Duração do Processo de Vendas

Seja honesto com você. Qual seria o impacto para o seu negócio em ter mais vendas sendo realizadas em um espaço de tempo menor?

O primeiro passo é analisar o seu processo de vendas atual, o segundo é buscar pontos de melhoria onde você possa otimizar esse ciclo.

5) Taxa de Conversão em Vendas

Quando o seu processo de vendas está funcionando corretamente e as pessoas estão chegando até o seu produto, alguns compram e outros não.

Isso é perfeitamente normal em qualquer negócio. Sua missão aqui é fazer com que o maior número de pessoas que tiveram contato com sua oferta, comprem de você.

Ao analisar as métricas desse processo, você consegue saber quantos potenciais clientes precisa encontrar para manter seu negócio saudável, com o número de vendas alinhado com suas metas.

Por que as comissões de vendas são tão importantes para a sua empresa?

Quando você tem comissões de vendas para sua equipe, o ambiente se torna muito mais animado e empolgante.

Ainda mais para pequenas empresas que estão em constante crescimento.

Existem muitas formas de compensar sua equipe, seja por salário ou salário + comissão.

Tradicionalmente, um trabalho de comissão direta traz melhores remunerações para o vendedor, pois eles têm controle sobre seus rendimentos. 

O ambiente geral de vendas com base em comissões também trazem vantagens reais para o proprietário da empresa.

Uma comissão de vendas é uma compensação adicional que o funcionário recebe por atender e exceder o limite mínimo de vendas.

O empregador paga uma comissão para incentivar seus colaboradores a vender mais e também para reconhecer as pessoas com desempenho mais produtivo. 

A comissão de vendas provou ser uma maneira eficaz de compensar os vendedores e trazer mais vendas do produto ou serviço.

Por que pagar às pessoas de vendas um salário base?

Essa pergunta é muito pertinente, principalmente quando você já oferece boas comissões.

Geralmente os vendedores recebem um salário base além das suas comissões pelas vendas geradas.

O salário reconhece o fato de que o tempo de um vendedor não é todo gasto em vendas diretas. Você tem outros aspectos do trabalho que você precisa pagar ao seu time de vendas para fazer.

Essas atividades podem estar ligadas a inserção de dados em sistemas de vendas ou de rastreamento, ao cadastro de clientes para compartilhar com a empresa e também contatos com potenciais clientes em eventos e feiras do setor.

Elas também podem incluir o acompanhamento dos clientes no uso dos seus produtos e serviços, bem como buscar pontos de melhoria.

Como você pode ver, as tarefas dos vendedores exigem compensação além de apenas uma comissão de vendas, como acontece em muitos casos. 

Embora alguns vendedores altamente remunerados possam executar essas tarefas relacionadas como parte do trabalho, seu vendedor médio precisa de um salário-base para sobreviver.

Considerações finais sobre os KPIs de vendas e comissões

Grande parte das equipes mais modernas de vendas estão apresentando seus KPIs em um painel interativo

Isso oferece visibilidade e transparência para todos os envolvidos no processo e aumenta a produtividade das vendas. 

Isso ocorre porque os dados são adicionados e analisados em tempo real, motivando seus vendedores a atingirem suas metas.

Se você deseja economizar tempo, melhorar seus processos de negócios e impressionar seu público-alvo use o Sales KPI and Commission Tracker Template do Excel.

Sobre o Sales KPI and Commission Tracker Template

O Sales KPI and Commission Tracker Template é um modelo avançado de planilha do Excel desenvolvido para ajudar proprietários e gerentes de negócios a rastrear os números de vendas mais importantes e definir metas de vendas. 

Com este modelo, você pode visualizar facilmente os dados de vendas para entender tendências e desempenho de vendas.

O Sales KPI and Commission Tracker Template contêm 4 painéis e 14 relatórios prontos para uso. Você também pode criar relatórios personalizados usando a Tabela Dinâmica.

Características principais

  • Painel interativo e dinâmico que resume os indicadores de desempenho de vendas em uma única página
  • Relatórios de vendas e comissões amigáveis, flexíveis e estéticos
  • Visualizar resultados de vendas por cliente, produto, gerente de vendas e vendedor
  • Automatiza tarefas para reduzir erros, economizar tempo e aumentar a eficiência
  • Visualize claramente os resultados com gráficos e tabelas fáceis de interpretar
  • Acompanhe o desempenho da sua equipe

Acesse: https://adniasolutions.com/excel-templates/sales-kpi-and-commission-tracker-template/