As planilhas do Excel são conhecidas por possuírem um ampla gama de fórmulas e funções. Cada função é formulada de modo a executar cálculos usando valores específicos em uma determinada ordem.

Algo que vez ou outra intriga os usuários é o PROCV. Várias pessoas que utilizam o Excel já ouviram falar da função PROCV, mas não entendem como funciona ou até mesmo o que é.

Para eliminar de vez todas as suas dúvidas sobre essa função e como ela pode otimizar seu tempo, continue lendo este artigo e veja:

  • O que é PROCV no Excel?
  • Como a função funciona?
  • A função PROCV na prática
  • Entendendo os elementos da fórmula
  • Em quais áreas se aplica o PROCV?
  • Benefícios da fórmula PROCV para profissionais

O que é PROCV no Excel?

PROCV ou “pesquisa vertical”, é um recurso do excel criado para trabalhar com dados que estão organizados em colunas.

Ela procura um valor especificado em um intervalo de células, encontra o valor associado em uma outra coluna de dados e retorna esse valor correspondente para a coluna que você inseriu a fórmula.

Se você ainda não conseguiu visualizar o uso desse recurso, fica tranquilo que agora vou te mostrar na prática como funciona o PROCV.

Como a função funciona?

Imagine que você tem uma planilha com um registro de todas as informações do seu estoque, onde os dados estão organizados em colunas. 

Basicamente, você teria o código do produto em uma coluna e outras com nome do produto, preço, quantidade em estoque, lucro por venda de cada unidade, dentre outras informações.  

Perceba que todos os produtos possuem várias informações registradas. Agora imagine que você tenha uma outra tabela com uma lista de 100 produtos, mas apenas com o código de cada um deles.

Toda vez que você precisar encontrar alguma informações sobre esse produto terá um trabalho gigante para pesquisar a informações e também para usá-las.

Foi por conta desse tipo de situações e outras, que o Excel criou o recurso PROCV. 

Dessa forma, você pode fazer buscas automáticas de informações em suas planilhas.

A função PROCV na prática

A fórmula é constituída da seguinte forma:

PROCV (valor_procurado; matriz_tabela; número_coluna; intervalo_pesquisa).

Vamos exemplificar a partir das seguintes linhas:

=PROCV(F11;A2:V9;3;VERDADEIRO)

=PROCV(P20;A2:Q9;4;FALSO)

=PROCV(B8;A2:Z13;6;0)

Entendendo os elementos

  • O que é o valor procurado?

É o valor que você deseja procurar. Esse é um elemento obrigatório dentro da função. Lembrando que esse valor precisa sempre estar na primeira coluna do intervalo que será analisado.

  • O que é matriz tabela?

Ele define uma área em uma planilha para ser usada como a tabela de pesquisa. A coluna mais à esquerda desta área é a coluna que contém o valor da pesquisa.

Sempre defina sua matriz de tabelas para que a coluna mais à esquerda contenha o valor que você está procurando.

Este argumento é obrigatório.

  • O que é o número coluna?

É um número inteiro, especificando o número da coluna da matriz fornecida, da qual você deseja retornar um valor.

  • Intervalo pesquisa

É um argumento lógico (opcional) que descreve o que a função deve retornar no caso de não encontrar uma correspondência exata para o valor procurado.

Ela pode ser:

    • Verdadeiro: em caso de não ser encontrada correspondência exata, ele irá buscar a mais aproximada.
      Se você escolher VERDADEIRO para uma pesquisa de intervalo, verifique se os dados na coluna mais à esquerda da matriz da tabela estão classificados em ordem crescente. Caso contrário, os resultados estão incorretos. Este argumento é opcional. Se você omitir este argumento, uma pesquisa exata será executada.
    • Falso: Se uma correspondência exata para o que está sendo procurado não for encontrado, retornará um erro.
    • 0: Se o valor for omitido, ele usará o valor padrão que é “verdadeiro”.

Lembre-se do seguinte sobre pesquisas:

O valor da pesquisa deve estar na coluna mais à esquerda da matriz da tabela. Caso contrário, a função de pesquisa falhará.

Verifique se todos os valores na coluna mais à esquerda da matriz da tabela são exclusivos.

Se você tiver valores duplicados na coluna em que a pesquisa ocorre, não é garantido que os resultados do PROCV estejam corretos.

Em quais áreas se aplica o PROCV?

Setores distintos de uma empresa podem se beneficiar dessa função, de forma a organizar as informações do negócio, dos produtos e serviços.

Algun setores utilizam essa fórmula com mais frequência, são eles:

  • Estoque
  • Pesquisa de produtos
  • Comercial

Benefícios da fórmula PROCV para profissionais

O Excel é um software que dispõem de inúmeras funcionalidades para auxiliar aqueles que utilizam o programa a economizar tempo e ter mais resultados.

Dessa forma, no mercado, dominar essa habilidade é um grande diferencial  na hora de ser contratado por uma empresa, é um pré-requisito muito importante para candidatos que disputam vagas de administração e finanças.

Conclusão

Neste artigo, nós apresentamos os conceitos principais sobre o PROCV e seus benefícios.

A utilização desse recurso irá te ajudar a otimizar bastante o seu tempo, principalmente quando você estiver procurando dados em tabelas complexas.

Muitas empresas gastam tempo e recursos para reunir dados de clientes e de negócios no Excel.

Boa parte delas estão há anos sem nunca ter aproveitado o poder de ter acesso a esses dados em painéis interativos.

Os gráficos, relatórios e painéis interativos impulsionam o crescimento dos negócios.

Eu sei que nem todo mundo tem tempo para aprender fórmulas do excel, principalmente se você for um empresário ou funcionário que deseje ter mais resultados na sua área de atuação.

Por isso, se você deseja economizar tempo e ter mais resultados sem precisar utilizar fórmulas do excel, utilize nosso modelo premium do Excel que é:

  • Fácil de usar: basta inserir seus dados e o modelo cuida dos detalhes.
  • Visualmente incrível: impacte seu público com recursos visuais de qualidade profissional que podem ser facilmente adicionados a apresentações e relatórios.
  • Ativando o impacto nos seus negócios: os modelos profissionais ajudam você a obter mais informações sobre seus dados e a acelerar as decisões de negócios.

Acesse: https://adniasolutions.com/excel-templates/