Your Cart

Como o Excel pode aumentar a sua produtividade no trabalho

Excel é uma poderosa ferramenta e uma importante aliada quando o assunto é produtividade. E hoje você vai descobrir 5 passos para otimizar o trabalho.

A organização da rotina de trabalho fica muito mais eficiente quando você pode usar uma ferrramenta capaz de lhe entregar uma visão estratégica de forma simples.

Uma planilha de Excel, através de um conjunto de dados e indicadores de performance (KPI), consegue otimizar o tempo gasto em atividades semanais. 

Para saber mais, continue acompanhando o as dicas a seguir

O que significa otimizar o trabalho?

No geral, uma pessoa produtiva prioriza iniciativas que resultem em redução de custos, tempo e recursos, ou seja, mais eficiência nos processos. 

Conhecer ferramentas como o Excel e adotar boas práticas para alcançar o alto desempenho é fundamental, principalmente quando você é o gestor da empresa.

Além disso, é preciso evitar distrações para manter a produtividade necessária e tocar o negócio.

Com as ferramentas certas e utilizando alguns indicadores de produtividade no trabalho, é possível aprimorar seu desempenho pessoal e a carga de eficiência de toda a organização.

Por que trabalhar com Excel?

O pacote Office é um dos recursos mais conhecidos e antigos, que a cada ano passa por atualizações que agregam novas funcionalidades e recursos de otimização. 

Além disso, a maior parte dos computadores já tem instalado uma versão do programa. Se você ainda não tem o costume de usá-lo, conheça os benefícios de implementar esta ferramenta no seu dia a dia.

  • As planilhas eletrônicas são indispensáveis para um trabalho mais organizado e hierarquizado;
  • O Excel possui mais de trezentas funções para cálculos e finanças que são divididas em diversas categorias; 
  • Os atalhos do teclado permitem que você opere o Excel com mais agilidade;
  • O sistema requer pouco investimento inicial;
  • O Excel é mundialmente conhecido e o treinamento em Excel torna-se fundamental para sua carreira;
  • O sistema Excel pode ser integrado a outros sistemas. Entre eles, o envio de e-mails, criação de PDFs, geração de slides do PowerPoint, entre outros;
  • Você pode usar templates de Excel de modo compartilhado junto à sua equipe Dessa forma, todos podem acessar os dados de um projeto quando necessário.

Aumentando a Produtividade com o Excel em 5 passos

Aprender a utilizar melhor as horas de trabalho deve ser o principal objetivo para na hora de aplicar planilhas na sua gestão diária.

Então para fazer isso da melhor forma, considere as 5 boas práticas listadas a seguir.

1. Atalhos

A plataforma que estamos analisando hoje, permite usar técnicas de atalho otimizando o trabalho e economizando tempo nas tarefas. Dessa forma, algumas combinações de teclas acionam instantaneamente um determinado comando. 

Podemos citar como exemplo o CTRL + B, que salva o documento, ou o ALT, que dá acesso ao menu de opções. Além dessas, existem muitas outras, que tornam o trabalho na planilha bem mais rápido também.

2. Preenchimento automático

O preenchimento automático é outro recurso interessante dessa ferramenta.

Sempre que é necessário repetir números ou a formatação em mais de uma célula, é possível escrever em uma só e arrastar para as demais, clicando no canto inferior direito.

Dessa forma, além de poupar tempo de digitação, essa prática também reduz drasticamente a margem de erro.

3. Filtros

Se você ou o seu funcionário montar uma tabela em que cada coluna corresponde a uma categoria, cada uma dessas colunas poderá ser filtrada, mostrando apenas os tópicos selecionados. 

Essa função é especialmente importante para as tabelas muito grandes, porque facilita a análise de dados e a escolha do analisador.

4. Automatização

O Excel é responsável pela automatização de processos. Assim, ao lançar dados nas planilhas, esse software também faz o cálculo automático.

Dessa forma, é possível transformar a extração, soma, cruzamento e interpretação de dados em processos automáticos e muito mais ágeis, o que já economiza um bom tempo de trabalho.

5. Fórmulas

Para melhorar ainda mais a produtividade, a ferramenta ainda conta com centenas de fórmulas prontas para otimizar ainda mais o seu trabalho. 

No entanto, para isso acontecer, você precisa entender muito bem da ferramenta e dominar os seus principais recursos. Além disso, é necessário muita prática e uso diário da ferramenta.

Para garantir um salto no aprendizado é possível comprar planilhas prontas e estruturadas de acordo com a sua necessidade.

Economize tempo, melhore seus processos de negócios com Dashboards profissionais

excel na produtividade do trabalho

Estamos falando aqui de ferramentas que foram criados com um design intuitivo que promete uma bela exibição gráfica e funcionalidade. Dessa forma é possível basear sua decisão em dados sólidos e fortes e promover as mudanças necessárias na sua empresa.

Com os nossos modelos, a sua gestão de dados e planejamento financeiro da sua empresa fica mais simples e conveniente. Além disso, é fácil ver os resultados com a ajuda de gráficos personalizados claros e intuitivos, e características vantajosas como…

  • Exibição clara de resultados com gráficos limpos;
  • Aplicação de design intuitivo;
  • Exibição estratégica de KPI’s para monitoração do seu negócio.

Além desses recursos, os modelos são uma solução simples e profissional para gerenciar suas demandas empresariais ou pessoais. 

Conheça hoje mesmo as planilhas da Dashboard Design, empresa que é referência na criação de modelos e painéis inteligentes, inovadores e incrivelmente fáceis de usar baseados em Excel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dashboards profissionais

15 anos de experiência

Vendedores selecionados

Produtos de alta qualidade

Checkout 100% seguro

Mercado Pago checkout