Your Cart

Como usar Planilha Excel para Educação Financeira?

A Planilha Excel é a melhor ferramenta para quem procura aplicar a Educação Financeira no dia a dia, seja em casa ou até na gestão empresarial.

Através dos diversos recursos presente na plataforma, qualquer pessoa pode se organizar para economizar, poupar e até gerenciar investimentos.

Afinal, a Educação financeira é fundamental para jovens e adultos aprenderem a analisar seus rendimentos e não cair em armadilhas no mercado financeiro.

Então se você quer saber como usar uma Planilha Excel para melhorar suas finanças e conquistar a sonhada independência financeira, confira o conteúdo a seguir.

Afinal, o que é Educação Financeira?

A Educação Financeira não é apenas sobre controlar as finanças, é também buscar uma melhor qualidade de vida pensando no futuro.

Estamos falando aqui sobre encontrar o equilíbrio da segurança financeira sem abdicar dos sonhos e momentos de lazer. 

E para tudo isso acontecer, existem 5 iniciativas base da Educação Financeira:

1. Definindo metas 

Para alcançar essa estabilidade financeira é preciso criar um planejamento para definir metas e segui-lo constantemente. Para algumas pessoas, este processo de definição de metas é algo que ocorre naturalmente, sem muita dificuldade.

Depois de finalizar o planejamento, poderá constatar que possui muitos objetivos para poucos recursos. O próximo passo deve ser priorizar os objetivos e estabelecer metas para controlar os gastos.

2. Controlando os gastos

Outro ponto importante para o equilíbrio financeiro é fazer um controle de despesas. Isto significa anotar diariamente cada despesa, e se possível o meio de pagamento utilizado.

Já as despesas podem ser agrupadas em categorias como: educação, alimentação, moradia, entre outras. Feito isto, será possível acompanhar quantias gastas em cada categoria e então estabelecer um orçamento previsto para cada uma delas.

Caso as despesas sejam superiores à receita é necessário tomar uma atitude para manter as contas equilibradas. Podendo aumentar as receitas, diminuir as despesas ou ambas as coisas. 

O corte de gastos pode ser difícil no primeiro momento, pois significa abrir mão de pequenos prazeres. Entretanto, essa atitude irá representar uma mudança de vida no futuro. Esta é a base do pensamento da Educação Financeira.

3. Fazendo o dinheiro trabalhar ao seu favor

O controle e corte dos gastos não é tão fácil, mas quando realizada com disciplina ela permite que você ganhe um aliado: o seu dinheiro. 

Assim que tiver uma receita maior que as despesas mensais estará pronto para investir. Dessa forma, quanto mais você conseguir economizar e investir, mais rápido você conseguirá atingir suas metas. 

É claro que quanto mais dinheiro você tiver para investir, melhor. Mas outro fator fundamental que muitas vezes não levamos em consideração é o tempo de investimento. 

4. Começar uma poupança

É muito importante criar o hábito de juntar todos os meses uma porcentagem dos recursos recebidos. Comece com um valor simbólico e sempre que possível estabeleça um valor maior. 

Dessa forma, a quantia poupada pode ser útil em casos de emergência/necessidade ou algum investimento a longo prazo.

5. Pensando na aposentadoria 

Na Educação Financeira, o conceito de aposentadoria é bem diferente do tradicional. Principalmente se considerarmos que ela pode chegar muito antes do previsto.

O que esperamos ver é uma pessoa ainda jovem fazendo as coisas que realmente gosta, seja curtindo a família, trabalhando em algo que gosta ou viajando pelo mundo. Afinal, uma pessoa que possui segurança financeira sente prazer em viver.

Muitas pessoas acreditam que isto é algo difícil demais para ser atingido. Realmente, não é algo que seja fácil, mas com disciplina e tomando as decisões financeiras corretas, isto é bastante possível.

No entanto,  é preciso saber investir para alcançar o objetivo da independência financeira. As opções são muitas, não se restringindo apenas a previdências privadas. Afinal, existem muitas outras formas de investimento para aumentar o patrimônio.

A Planilha Excel na Educação Financeira

Especialmente no ensino da Educação Financeira, o Excel pode desempenhar um papel importante. Com os templates premium da Adnia é possível administrar sua vida financeira com facilidade. 

São disponibilizadas planilhas com gastos fixos, despesas variáveis para facilitar o gerenciamento dos hábitos de consumo. Além disso, para relatórios mais detalhados, é possível manter a organização dos rendimentos mensais e anuais, poupando tempo e dinheiro.

Dessa forma, detalhando todos os relatórios e tornando o programa cada vez mais específico e com modelos já prontos para cada mês, é possível obter um controle financeiro efetivo e específico para cada realidade de vida.

Planilhas e Dashboards do Excel para finanças pessoais

Conheça as Planilhas e Dashboards do Excel disponíveis em nosso site, e adquira ferramentas que foram projetadas para pessoas ocupadas como você, que procuram um jeito prático, seguro e eficiente de gerenciar suas finanças pessoais.

planilha excel educação financeira

Nossos modelos de orçamento pessoal tornam o seu planejamento financeiro simples e conveniente.

Os resultados são fáceis de visualizar com a ajuda de gráficos personalizados, claros e intuitivos, que vão te ajudar a:

  • Organizar suas finanças pessoais e gerenciar seus hábitos de consumo
  • Monitorar seu fluxo de caixa mensal
  • Categorizar suas despesas
  • Acompanhar gastos fixos e despesas variáveis
  • Planejar grandes compras e orçamento para a aposentadoria
  • Visualizar claramente os resultados com gráficos limpos
  • Economizar mais tempo e dinheiro
  • Controlar suas despesas, diminuir sua taxa de débito e economizar dinheiro para realizar seus sonhos
  • Fazer previsões de receita e despesa

Clique aqui e conheça nossas opções de planilhas para a suas finanças pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dashboards profissionais

15 anos de experiência

Vendedores selecionados

Produtos de alta qualidade

Checkout 100% seguro

Mercado Pago checkout