Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa frase pode ser muito clichê, mas é verdade. E não é a toa que muitas empresas estão começando a empregar o conceito por trás dela para tornar seus processos mais eficientes. Um exemplo disso são os gráficos velocímetro, que ajudam a visualizar ainda mais os seus resultados.

O que é o gráfico velocímetro?

O gráfico velocímetro tem esse nome por ser muito semelhante a um velocímetro de um carro. Existe um semicírculo, um ponteiro e um esquema de cores que é usado para identificar os diferentes graus de resultado.

A principal vantagem deste modelo de gráfico é que ele é extremamente intuitivo, especialmente para quem tem o costume de andar de carro – e mesmo para quem não tem muito contato com essa parte do veículo, basta uma olhada no gráfico para entender o que está acontecendo.

Ele é lido da esquerda para a direita, de forma bem intuitiva e natural para nós, em que uma ponta significa que está mais “devagar” e na outra mais “rápida”. Um sistema de cores pode tornar essa visualização ainda mais eficiente.

Por exemplo, esse gráfico pode ser usado para ilustrar o quanto uma empresa chegou perto de alcançar uma meta. Ao visualizar o gráfico, a maioria das pessoas não precisa nem pensar, é só bater o olho que já é possível entender perfeitamente o que está acontecendo e também interpretá-lo. Um número solto é apenas um número, mas no gráfico, fica mais fácil de medir a sua posição em relação ao todo, visto que esse também é representado.

Logo abaixo você pode ver um exemplo de dashboard no Excel com três velocímetro disponível na nossa loja online.

Gráfico Velocímetro Excel Dashboard

Por que o gráfico velocímetro ajuda a visualizar resultados?

Os benefícios de usar os gráficos velocímetros são ilustrados pela frase que abriu este artigo. Ele é capaz de resumir em uma única imagem o que seria difícil transcrever em palavras, por isso, usar gráficos em uma reunião é tão comum. Todos ficam cientes das principais informações, de modo muito mais simples e fácil.

O ser humano é um animal visual. Nossa principal forma de receber informações é através dos olhos, ao contrário de outros animais que usam o cheiro ou os ouvidos. Por isso, os gráficos são tão eficientes em nos ajudar a processar uma informação.

O cérebro humano atua mais rápido ao processar imagens do que palavras ou sons. Então, se você precisa processar uma informação ou um conjunto de informações rapidamente, os gráficos resolvem o seu problema.

Existem ainda diversos tipos de gráficos que podem ser escolhidos para ajudar em qualquer situação. O velocímetro é muito útil, intuitivo e versátil, mas existem outros que podem representar o que você precisa de forma ainda melhor.

Isso fica ainda mais forte quando os gráficos são usados em conjunto. Assim como palavras soltas formam uma frase, gráficos podem contar uma história e ajudar você a interpretar e analisar os resultados de sua empresa com muito mais facilidade e agilidade.

Com isso, você pode tomar decisões mais rápidas, mas sem perder um contexto para o qual seriam necessárias inúmeras páginas de texto para entender.

Você já conhecia o gráfico velocímetro? Já o usou? Se quiser saber mais sobre ele e outros tipos de gráficos e produtos digitais, ou fazer um curso para aprender a construí-los e aplicá-los, cadastre seu e-mail para receber mais informações!