Para que a empresa tenha uma ótima organização, é importante que fique claro tanto para os gestores quanto para os funcionários qual a estrutura dos setores da empresa, o que contribui para o alcance de objetivos e o cumprimento de metas.

O organograma é uma ferramenta essencial e de grande valor para esse tipo de organização, e pode ser feito no Excel de maneira simples e fácil. Mas, você sabe a importância desse tipo de gestão? Confira como um organograma no Excel pode fazer diferença para a gestão da sua empresa.

Planilha de Indicadores Formato Organograma - Dashboard

O que é um organograma?

Basicamente, o organograma é uma ferramenta que ajuda na visualização da estrutura corporativa e de seus colaboradores, ajuda a definir funções, grupos de trabalho e até mesmo os principais projetos que circulam pela empresa. Sua origem tem relação com a necessidade de dividir os negócios em vários departamentos e, a partir do momento que essa estrutura fica clara, cada funcionário pode ser treinado especificamente e desempenhar sua função com excelência.

De que maneira ele pode fazer diferença para a gestão da empresa?

Em algumas empresas, apesar de haver um nível de organização, muitas vezes falta alinhamento e comunicação, o que pode levar a uma série de erros e atrasar a linha de produção ou a produtividades dos funcionários. O fato de eles não saberem quem é seu supervisor imediato e qual é seu papel na empresa pode prejudicar muito toda a corporação como um todo.

Fazer um organograma no Excel, além de ser uma ferramenta que a maioria das pessoas tem acesso, ajuda o entendimento dos diferentes níveis organizacionais, como o estratégico, gerencial e técnico. Ele auxilia também a entender como esses níveis impactam em cada setor da empresa, melhorando a comunicação interna, fazendo com que a relação de líderes e liderados seja melhor e as informações sejam passadas da maneira correta e executadas de acordo com as necessidades do cliente ou da empresa.

Consequentemente, quando há uma melhor comunicação também há um aumento da produtividade diária, ampliando a capacidade de crescimento do negócio. Um dos maiores problemas em empresas atualmente é aumentar o nível de produtividade, em que grande parte do expediente é perdido com atividades paralelas.

Um organograma é capaz de colocar tudo de volta nos trilhos, mostrando de forma visual as informações essenciais que todos na empresa precisam estar cientes, contribuindo em partes para uma melhor transparência dentro da estrutura de trabalho, uma vez que todos os processos podem ser visualizados por todas as partes da empresa.

Lembre-se de atualizar o organograma caso ele seja feito por pessoa ou por projeto, mantendo assim tudo em ordem e de acordo com as atividades a serem realizadas. O tipo de organograma pode variar, e depende muito do objetivo da empresa, mas todos eles são importantes e contribuem muito para o seu negócio!

Se você gostou de saber um pouco mais sobre organogramas no Excel e qual a sua importância para a gestão da sua empresa, confira nosso site a Planilha de Indicadores em Formato de Organograma. Aproveite e cadastre seu email para que possa receber todas as novidades sobre o assunto e saber mais!