Your Cart

KPIs de vendas e comissões: entenda como gerir

A gestão dos KPIs de vendas e comissões ajuda seu negócio a melhorar o processo de vendas e garantir mais resultados para o seu negócio.

Sendo você um líder, analisar e medir a performance dos seus liderados é vital para o seu sucesso. Mas você sabe quais KPIs precisa acompanhar para obter mais sucesso?

Essa é uma pergunta muito importante. 

Sabendo disso, hoje vamos ajudar você a direcionar seus colaboradores a maior eficiência nas atividades diárias, garantindo assim mais resultados para o seu negócio.

Quer saber como? Acompanhe a leitura e descubra.

KPI de Vendas

A melhor maneira dos vendedores ganharem visibilidade para as atividades da sua equipe é coletar e medir o desempenho por meio de KPIs, que são Indicadores-Chave de Desempenho.

Estamos falando aqui de métricas usadas para rastrear o desempenho de uma empresa, setor ou indivíduos em relação às suas metas.

kpis-vendas-comissoes

Por isso, a chave é escolher os indicadores mais relevantes para os objetivos do seu setor. Escolher os indicadores errados pode custar muito caro para sua empresa. 

Então para otimizar seu tempo, criamos uma lista com os 5 KPIs mais utilizados no mercado.

5 KPIs de Vendas mais utilizados

1) Aumento das Vendas

O crescimento da sua empresa está muitas vezes ligado ao aumento deste KPI, isso é fato. Logo, seria um erro não começar por esse KPI.

Dito isto, o aumento desta metragem durante um certo período de tempo significa que você está no caminho certo para o crescimento do seu negócio.

Neste ponto, ter dashboards de gestão específicos para acompanhar visualmente o desempenho dos seus representantes de vendas pode facilitar muito sua gestão.

2) Metas 

Essa métrica permite que você saiba se sua equipe está fazendo o que deve, se precisa de ajuda ou se toda a estratégia deve ser alterada ou ajustada. 

É crucial para a previsão e permite que você saiba se outros fatores podem afetar seus resultados. Você está no caminho certo em relação às metas de vendas?

3) CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Quanto custa para sua empresa trazer um novo cliente?

Pode parecer algo básico, mas para muitas empresas esse valor é desconhecido.

Quando nos referimos a CAC, estamos analisando todos os custos envolvidos para sua empresa colocar mais um cliente em sua base.

É preciso buscar sempre aumentar o retorno que esse cliente deixa ao longo do tempo, para que possa diminuir esse valor de aquisição e manter o seu negócio lucrativo.

4) Duração do Processo

Seja honesto com você. Qual seria o impacto para o seu negócio em ter mais vendas realizadas em um espaço de tempo menor?

O primeiro passo é analisar o seu processo atual, o segundo é buscar pontos de melhoria onde você possa otimizar esse ciclo.

5) Taxa de Conversão

Quando o seu processo está funcionando corretamente e as pessoas estão chegando até o seu produto, alguns compram e outros não.

Isso é perfeitamente normal em qualquer negócio.

Mas vale lembrar que sua missão aqui é fazer com que o maior número de pessoas que tiveram contato com sua oferta, comprem de você.

E somente ao analisar as métricas desse processo, você consegue saber quantos potenciais clientes precisa encontrar para manter seu negócio saudável.

Por que as comissões são igualmente importantes?

Quando você oferece comissões para sua equipe, o ambiente se torna muito mais animado e empolgante para o colaborador.

Ainda mais para pequenas empresas que estão em constante crescimento.

Tradicionalmente, um trabalho de comissão direta traz melhores remunerações para o vendedor, pois eles têm controle sobre seus rendimentos. 

Além disso, o ambiente geral com base em comissões também traz vantagens reais para o proprietário da empresa.

Em resumo, estamos falando aqui de uma compensação adicional que o funcionário recebe por atender ou até exceder as metas estabelecidas pela gestão. 

Sendo assim, a comissão de vendas provou ser uma maneira eficaz de compensar os vendedores e trazer mais resultados para toda empresa.

Por que é preciso pagar aos vendedores um salário base se já ofereço comissão?

Geralmente os vendedores recebem um salário base além das suas comissões pelas vendas geradas.

O salário reconhece o fato de que o tempo de um vendedor não é todo gasto em vendas diretas. Neste ponto, é preciso levar em consideração outros aspectos do trabalho.

Tais atividades podem estar ligadas a:

  • Inserção de dados em sistemas de gestão ou de rastreamento;
  • Cadastro de clientes para compartilhar com a empresa
  • Cadastro de potenciais clientes em eventos e feiras do setor.

Todas essas atividades também podem incluir o acompanhamento dos clientes no uso dos seus produtos e serviços, bem como buscar pontos de melhoria.

Como você pode ver, as tarefas dos vendedores exigem compensação além de apenas uma comissão de vendas, como acontece em muitos casos. 

Embora alguns vendedores altamente remunerados possam executar essas tarefas relacionadas como parte do trabalho, seu vendedor médio precisa de um salário-base para sobreviver.

Considerações finais

Grande parte das equipes mais modernas estão apresentando seus KPIs em um dashboard interativo

Esta escolha oferece mais visibilidade e transparência para todos os envolvidos no processo, facilitando o entendimento de gargalos que favorecem o aumento da produtividade da equipe. 

Então se você deseja economizar tempo, melhorar seus processos de negócios e impressionar seu público-alvo use este Dashboard Profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dashboards profissionais

15 anos de experiência

Vendedores selecionados

Produtos de alta qualidade

Checkout 100% seguro

Mercado Pago checkout