Antes de apresentar as definições, é importante lembrar que no Brasil existem várias traduções para a palavra dashboard, entre elas: painel de informação, painel de gestão, painel de controle, painel de indicadores, painel de resultados, painel de bordo, etc. O significado é o mesmo.

Definições de dashboard

A definição mais precisa seria a de Stephen Few, fundador da Perceptual Edge e renomado consultor e educador nas áreas de inteligência de negócios e design de informações: “um dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada de forma ágil”.

No site da Klipfolio, que diga-se de passagem, é uma excelente ferramenta online para criação de dashboards, eu encontrei uma outra boa definição: “um dashboard é uma ferramenta de gerenciamento de informações que permite acompanhar visualmente, analisar e exibir indicadores de desempenho (KPI), métricas e outros dados importantes para monitorar a saúde de um negócio, departamento ou processo específico”.

Dashboard Exemplo

 

Tenha em mente que um dashboard é um tipo de apresentação, um conceito e não uma tecnologia ou software específico. Você pode criar um ótimo dashboard utilizando Power Point, Photoshop ou Excel. É claro, um software especializado em visualização de dados facilita muito o trabalho, mas não é o fator determinante para a criação de um produto de qualidade.

Você não precisa se tornar um designer gráfico e trabalhar com Photoshop, mas conhecer os princípios do design de informações e do design de dashboards é fundamental se você quiser criar dashboards corretamente e se tornar um especialista nesse domínio.

Veja agora o mesmo dashboard apresentado acima, mas agora com os princípios do design de dashboards em destaque. Observe que existe uma lógica, uma “ciência” por trás da criação de um dashboard. Ou seja, desenvolver dashboards eficientes e de qualidade não é obra do acaso.

Principios do design de dashboards 3

 

O objetivo do blog é de difundir os princípios da visualização de dados e do design de dashboards. Além disso, pretendo mostrar nos cursos, como aplicar todo esses conceitos na criação de dashboards utilizando principalmente o Excel.

Gostou do conteúdo deste artigo? Então não perca mais nenhuma novidade! Cadastre agora mesmo o seu e-mail para receber todas as nossas novidades, cursos e planilhas. Se cadastrando agora você recebe gratuitamente a Planilha de Orçamento de Viagens + 30% de desconto na nossa loja online.