Your Cart
Dashboard Design - O que é dashboard

O que é Dashboard?

Antes de apresentar as definições, é importante lembrar que no Brasil existem várias traduções para a palavra dashboard, entre elas: painel de informação, painel de gestão, painel de controle, painel de indicadores, painel de resultados, painel de bordo, etc. O significado é o mesmo.

Definições de dashboard

A definição mais precisa seria a de Stephen Few, fundador da Perceptual Edge e renomado consultor e educador nas áreas de inteligência de negócios e design de informações: “um dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada de forma ágil”.

No site da Klipfolio, que diga-se de passagem, é uma excelente ferramenta online para criação de dashboards, eu encontrei uma outra boa definição: “um dashboard é uma ferramenta de gerenciamento de informações que permite acompanhar visualmente, analisar e exibir indicadores de desempenho (KPI), métricas e outros dados importantes para monitorar a saúde de um negócio, departamento ou processo específico”.

Dashboard Exemplo

Tenha em mente que um dashboard é um tipo de apresentação, um conceito e não uma tecnologia ou software específico. Você pode criar um ótimo dashboard utilizando Power Point, Photoshop ou Excel. É claro, um software especializado em visualização de dados facilita muito o trabalho, mas não é o fator determinante para a criação de um produto de qualidade.

Você não precisa se tornar um designer gráfico e trabalhar com Photoshop, mas conhecer os princípios do design de informações e do design de dashboards é fundamental se você quiser criar dashboards corretamente e se tornar um especialista nesse domínio.

Veja agora o mesmo dashboard apresentado acima, mas agora com os princípios do design de dashboards em destaque. Observe que existe uma lógica, uma “ciência” por trás da criação de um dashboard. Ou seja, desenvolver dashboards eficientes e de qualidade não é obra do acaso.

Principios do design de dashboards

O objetivo do blog é de difundir os princípios da visualização de dados e do design de dashboards. Além disso, pretendo mostrar nos cursos, como aplicar todo esses conceitos na criação de dashboards utilizando principalmente o Excel.

Abaixo vocês vão encontrar os primeiros 4 vídeos do módulo de introdução aos dashboards do nosso Curso de Design de Dashboards no Excel.

Aula 01 – Dashboards: Origem e Significado

Aula 02 – O que é Dashboard?

Aula 03 – Exemplos de Dashboards Bons e Ruins

Aula 04 – Os Tipo de Dashboards

Perguntas Frequêntes sobre Dashboards

Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre Dashboards:

1. O que é um dashboard?

Um dashboard é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para que a informação possa ser monitorada de forma ágil

2. Quais ferramentas posso usar para criar um dashboard?

Existem várias ferramentas disponíveis para criar dashboards, como Tableau, Power BI, Google Data Studio, Excel, entre outras. Escolha uma ferramenta que atenda às suas necessidades de visualização, integração de dados e recursos de análise.

3. Qual é a diferença entre um dashboard e um relatório?

Segundo Stephen Few, os dashboards são projetados para fornecer informações relevantes de forma rápida e clara, permitindo que os usuários identifiquem padrões, tendências e anomalias rapidamente. Além disso, todos os elementos do dashboard devem caber em uma única página ou tela.

Por outro lado, os relatórios fornecem uma descrição mais abrangente e explanatória dos dados, oferecendo contexto e análises mais detalhadas para auxiliar na tomada de decisões. Diferentemente dos dashboards, os elementos dos relatórios não precisam obedecer ao limite de uma única página ou tela.

4. Posso baixar algum dashboard gratuíto no site da Dashboard Design?

Sim, pode. Nós disponibilizamos dois dashboards desenvolvidos em Excel que você pode baixar gratuitamente no nosso site:

  1. Dashboard de Vendas Grátis no Excel
  2. Modelo Dashboard Excel Grátis download

5 comments

  1. Joseane Costa

    Adorei as explicações foram muito proveitosas

    1. Lucas Sanroma

      Obrigado pelo feadback, Joseane! Feliz em poder ajudar.

  2. Fred Luiz Soares

    Que incrível viu professor.
    Adorei suas explicações e métodos bem simples.
    Tem um pouco mais de 1 semana que estou focado em aprender dashboard e até agora não vi alguém explicar como você.
    Ganhou um seguidor..
    Abraços

    1. Lucas Sanroma

      Obrigado, Fred! Fico feliz em ajudar! 🙂

  3. Pedro Meister

    Este é o meu primeiro contato com dashbords e me deu uma noção bem legal do processo. Estou entrando na área de confecção de graficos para BI. Obrigado e com certeza ganhou um seguidor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dashboards profissionais

15 anos de experiência

Vendedores selecionados

Produtos de alta qualidade

Checkout 100% seguro

Mercado Pago checkout