Após quase 10 anos trabalhando como especialista em relatórios, dashboards e apresentação de dados de uma forma geral, eu pude perceber em todas as empresas e departamentos por onde passei, uma carência muito grande de profissionais especializados nessa área. É até normal encontrar profissionais com um excelente conhecimento em Excel ou Google Spreadsheet, mas na maioria das vezes, eles não possuem conhecimento em outros domínios, como ergonomia e design, para poder fazer uma melhor apresentação gráfica desses dados.

Em 2013, eu li no livro Startup de Jessica Livingston, uma entrevista com o acionista da empresa 37 Signals e criador do software Basecamp, Heinemeier Hanson, sobre a ferramenta que ele tinha criado. Jessica pergunta a Heinemeier qual foi a funcionalidade que a maioria das pessoas gostaram no Basecamp e ele responde dizendo que “o engraçado é que as pessoas ficaram impressionadas com o que Basecamp não faz. Elas se acostumaram com produtos complexos que tentam resolver todos os problemas, enquanto elas só precisam de algo muito mais simples.”

A partir daí surgiu a ideia de desenvolver uma ferramenta online que auxiliasse profissionais de diversas áreas na criação, visualização e compartilhamento de informações de forma simples, com um número limitado de funcionalidades, mas com alta qualidade gráfica. O meu objetivo era disponibilizar uma ferramenta que permitisse a qualquer profissional, independente do conhecimento em designer ou tecnologia, de criar visualização de dados impactantes.

Então, em 2014, eu lancei oficialmente Visual.is (pronunciasse Visualis), uma ferramenta online de baixo custo que permite criar e compartilhar dashboards e relatórios dinâmicos com alta qualidade gráfica.

 

Visual.is é um projeto pessoal, com investimento próprio. A evolução é lenta, mas contínua. Em outubro de 2017, foi lançado a versão 2.0 da ferramenta, com várias melhorias e mais algumas funcionalidades. Você pode utilizar Visual.is gratuitamente, com o limite de duas (2) visualizações por cliente. Na versão paga, você pode criar um número ilimitado de dashboards e relatórios. O plano mensal custa $8 e o anual $69. Os valores são em dólares americanos.

No momento, Visual.is está disponível somente em inglês, mas a ferramenta é tão simples que não é difícil de usar mesmo em outro idioma. Em breve eu devo disponibilizar aqui no site do Dashboard Design os tutorias do Visual.is em português.

Em outros posts eu vou mencionar outras ferramentas que você pode utilizar para criar dashboards online.

Se tiver alguma dúvida, entre contato com a gente.

Gostou do conteúdo deste artigo? Então não perca mais nenhuma novidade! Cadastre agora mesmo o seu e-mail para receber todas as nossas novidades, cursos e planilhas. Se cadastrando agora você recebe gratuitamente a Planilha de Orçamento de Viagens + 30% de desconto na nossa loja online.