Usar o Excel para automatizar seus indicadores é uma das formas mais eficientes e acessíveis para fazer análises seguindo determinados critérios e comparar o desempenho e os resultados das atividades de diferentes períodos.

Além de ter se tornado uma ferramenta consagrada em diversos ambientes que precisam lidar com dados, sobretudo, o empresarial, as planilhas eletrônicas permitem a otimização de dados dos processos de gestão e a praticidade no acesso de informações relevantes. Por isso, saber como utilizar essa ferramenta e explorar os recursos e funcionalidades disponíveis é uma grande vantagem em termos de eficiência e custos.

Descubra, a seguir, algumas boas razões para usar o Excel para automatizar seus indicadores e saiba quais são os benefícios desse software. Vamos lá!

Use seus próprios critérios e customize de acordo com as suas necessidades

O Excel é disparadamente uma das ferramentas mais úteis e versáteis que estão disponíveis no mercado. A cada nova atualização, novos recursos, funcionalidades e facilidades são atribuídas ao software. Não é à toa, portanto, que o Excel está presente no ambiente corporativo há anos.

Assim, ao usar o Excel para automatizar seus indicadores, você terá total liberdade para combinar diferentes recursos e definir os critérios que forem mais relevantes para a administração do seu negócio.

Economize tempo e administre os seus dados de forma mais dinâmica

Contar com planilhas eletrônicas que tornem o processo de análise e identificação de padrões e tendências mais otimizados, além de economizar bastante tempo, representa um diferencial que vai ajudar a empresa a ter clareza sobre suas metas e desempenho.

Os indicadores podem ser representados de muitas formas no Excel. A atualização contínua de dados, necessária para manter a precisão das informações geradas, pode ser realizada de forma rápida.

Tudo isso faz com que esse recurso seja um espaço dinâmico e relativamente seguro para organizar informações. Afinal, com o grande volume de dados que uma organização precisa lidar, saber filtrar critérios que precisam ser evidenciados é indispensável para manter a eficiência dos processos empresariais.

Faça uma gestão mais estratégica com o apoio das informações mais relevantes

A gestão de um negócio é uma tarefa bem complexa e que envolve a capacidade de analisar dados, levar em consideração a associação e interdependência, entre eles e o dia a dia de cada setor empresarial. Por isso, em momentos decisivos ter claro os indicadores mais relevantes para aquela discussão economiza tempo e evita incompreensões e, sobretudo, a falta de objetividade em reuniões corporativas.

Além disso, usar o Excel para automatizar seus indicadores permite acompanhar de perto os retornos sobre os investimentos realizados, os resultados de novas abordagens e estratégias e a gestão de metas e prazos.

Afinal, parafraseando Peter Druker, se você não está utilizando indicadores, então, você não conhece os seus processos empresariais e quando não conhece, não saberá de que maneiras pode aperfeiçoá-lo.

Agora que você já conhece alguns bons motivos para usar o Excel para automatizar seus indicadores, que tal assinar a nossa Newsletter para receber nosso conteúdo exclusivo? Acesse as nossas planilhas e cursos sempre em primeira mão!