O Excel é um dos programas mais usados em todo o mundo. Ele tem inúmeras funcionalidades muito úteis e interessantes, que permitem criar diversos tipos de planilhas. Mas, você conhece todos os recursos de BI do Excel? Confira neste artigo!

Recolhendo e analisando dados

O conceito de BI, resumidamente, tem como objetivo a análise de dados que auxiliam na tomada de decisão dos negócios. Porém, como o volume de informações é muito grande, é preciso encontrar soluções tecnológicas para lidar com esses dados de maneira simples e eficiente.

Como uma das ferramentas mais usadas no mundo, o Excel é uma resposta natural para esse problema, e ele tem diversas funcionalidades extremamente interessantes.

Primeiramente, para fazer uma análise de dados é preciso tê-los. Por isso, um dos recursos mais importante do Excel é a importação de dados de diversas fontes, inclusive de fontes online. Com o crescimento da Internet e o potencial da Internet das Coisas, ter uma forma de receber os dados através da rede é ainda mais importante.

Quem faz isso, no Excel, é o Power Query, uma das três ferramentas que iremos discutir neste artigo.

Seu objetivo, como dito acima, é conectar os dados. Mas, esse recurso não é o suficiente, pois uma grande “massa” de dados, acaba não tendo um objetivo claro. Por isso, o Power Query permite que você manipule os dados, combinando, refinando e analisando, para ajudar a encontrar o insight que você procura.

Isso é feito com a ajuda do Power Pivot, o segundo recurso importante de BI do Excel que iremos discutir. Seu objetivo é trabalhar mais diretamente em cima dos dados, fazendo cálculos, criando modelos e estabelecendo diversos tipos de relações.

O Power Pivot tem um trabalho fundamental, que é de trabalhar ainda mais nos dados para que o usuário pode chegar na informação que lhe é importante.

Apresentando as informações com o Excel

Porém, de nada adianta termos todas as informações, interpretá-las e analisá-las de maneira bem minuciosa e precisa, se não existe uma forma simples e fácil de visualizá-las. Com isso, chegamos no terceiro recurso mais importante de BI do excel: o Power View.

O Power View é uma ferramenta que permite a visualização dos dados coletados pelo Power Query e trabalhados pelo Power Pivot. Com ele, é possível criar gráficos interativos, mapas e diversos elementos visuais, de acordo com a sua necessidade e com os parâmetros que sejam mais relevantes ao seu negócio.

Assim, você consegue mais facilmente transformar a informação em conhecimento, para que sejam tomadas as melhores decisões dentro da sua empresa.

Existem outras ferramentas importantes de BI no Excel, mas essas 3 são as fundamentais, que afetam cada etapa do processo de Business Intelligence, ajudando a transformar os dados em conhecimento.

O Power Query recolhe os dados, em sua massa bruta e sem filtro. O Power Pivot, trabalha nesses dados, transformando em informação valiosa. E o Power View, transforma essa informação em conhecimento, por meio da apresentação dos relatórios e gráficos, para que a gestão possa tomar as melhores decisões em relação ao seu negócio.

Power Query - Power Pivot - Power View

Por conta disso, o Excel tem um excelente potencial de ser uma das principais ferramentas de BI no mercado. Quer conhecer mais e estar totalmente preparado para usar essa ferramenta? Então se cadastre no nosso e-mail e receba informações sobre os nossos cursos. Transforme essas informações em conhecimento para a sua empresa!