Para acompanhar tudo o que está acontecendo na sua empresa, é muito importante ter o controle e conhecimento de todos os processos e como cada um deles funciona, além de saber quais estão indo bem ou quais precisam de melhorias. Uma das formas mais eficazes de fazer esse controle e de ter certeza que a sua empresa está crescendo da forma que deveria é a dashboard do Excel, que pode reunir todas as informações que você precisa em um mesmo local, para serem acessadas a um piscar de olhos.

Confira aqui algumas dicas sobre como utilizar um dashboard no Excel para que você possa acompanhar os índices de crescimento da sua empresa.

O que é um dashboard?

Basicamente, um dashboard é um painel de bordo que contém vários indicadores e gráficos de fácil acesso e manuseio, todos reunidos em uma única tela para melhor visualização.

O objetivo desse painel de controle é organizar melhor as informações necessárias para que uma tomada de decisão possa ser realizada, deixando os gráficos e as tabelas acessíveis de um modo intuitivo.

Mas para que ele funcione corretamente, existem algumas coisas que devem ser seguidas, e alguns cuidados para serem tomados.

Como, por exemplo: procure não adicionar muitas cores, efeitos ou imagens desnecessárias para que o seu painel não fique poluído e não acabe causando estresse ao usuário. Ele deve conter cores claras, ter um design limpo e possuir gráficos apropriados ao tipo de informação que você queira analisar, onde todos os dados mostrados sejam de relevância e possam certa importância para a análise.

Exemplo de dashboard no Excel

Marketing Dashboard Template

Como ele funciona?

De um modo geral, a ideia do dashboard é fazer com que todos os funcionários e colaboradores de uma área específica possam entender o que está acontecendo e conseguir trabalhar com aqueles números. É claro que, dependendo da função e da proposta de cada um, as informações que são interessantes e relevantes para cada função pode variar, então muitas vezes é preciso ter um dashboard por setor, por exemplo.

Para que cada um deles fique adequado ao setor e a empresa, existem alguns tipos de dashboards que podem ser trabalhados, que vão desde uma versão operacional, até mesmo para um dashboard estratégico e um tático, permitindo que os gestores possam se organizar e trabalhar com estratégias de curto, longo e médio prazo.

Para que todos os dados possam ser organizados em um só lugar, o Excel é uma ótima ferramenta, sendo muito utilizado por empresas há anos por sua eficácia e praticidade.

Além de funcionar como planilha e dispor de várias opções de gráficos, ele ainda oferece ferramentas de cálculo para que a interpretação dos dados apresentados possa ser otimizada e a informação irá aparecer de forma mais completa, possibilitando a visualização dos valores individuais e total com apenas um clique.

O dashboard possui não só um bloco de notas analítico, como todas as planilhas podem ser salvas e acessadas em qualquer lugar, até mesmo de dispositivos móveis. E, por ser uma ferramenta de fácil acesso, a possibilidade de alguns colaboradores já serem familiarizados com a ferramenta é bastante grande.

Portanto, para que você consiga otimizar todos os dados da sua empresa e controlar seus índices de crescimento de maneira fácil e eficaz, comece a utilizar as dashboards no Excel agora mesmo!

Se você quer receber mais informações sobre cursos e planilhas, e acessar um conteúdo completo que pode te ajudar a otimizar a gestão da sua empresa, cadastre seu e-mail em nossa newsletter! Iremos te enviar todas as novidades e dicas para que você não fique por fora!