Empresas que desejam  alcançar o sucesso nos negócios precisam mensurar seu desempenho financeiro. Dessa forma, é possível entender os propósitos operacionais, administrativos, técnicos ou comerciais.

É importante que todos esses aspectos empresariais sejam observados com atenção para garantir o desempenho econômico e financeiro da empresa. Isso é o que chamamos de análise financeira.

A análise financeira é feita através de um monitoramento dos resultados e do planejamento e é a partir dela que se pode tomar uma ação de gestão estratégia.  

Os pontos que demandam atenção para obter o desempenho financeiro da empresa são: equilíbrio econômico, financeiro e crescimento

No entanto, é através dos indicadores de desempenho que torna-se viável realizar um breve diagnóstico da saúde financeira da empresa. Descubra nesse artigo como mensurar o desempenho financeiro de uma empresa.

 

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho ou KPI’s financeiros são formas de mensurar o desempenho financeiro da empresa. Através desses índices é possível saber qual é a saúde da empresa em diferentes períodos, possibilitando fazer comparações pelos mesmos períodos. Confira alguns dos indicadores de desempenho financeiro:

 

Faturamento bruto

Esse indicador de desempenho financeiro representa as entradas de dinheiro na empresa referentes às vendas. Dessa forma, é possível medir o montante que entra no negócio em determinado período. 

Um ponto importante é saber que o faturamento não é sinal de lucro, temos que levar em consideração outros aspectos. 

 

Rentabilidade

Esse Indicador de desempenho mostra o ganho ou  retorno do capital que foi investido na empresa. Faça esse cálculo para descobrir o quanto seu negócio é lucrativo e atrativo ao público a partir do retorno do investimento feito.

No geral, a fórmula básica para calcular é a divisão do resultado líquido da empresa pelo total do Ativo.

 

Ticket médio

Esse indicador de desempenho diz respeito ao valor médio de cada venda. É um valor importante a ser considerado nas estratégias de marketing, especialmente para varejistas.

Para o empreendedor, este indicador é interessante porque pode indicar quem são seus melhores vendedores ou sinalizar o valor competitivo dos produtos ou serviços no mercado.

 

Nível de endividamento

Esse indicador costuma ser fonte da constante preocupação dos empreendedores. O indicador de endividamento é a dependência do negócio em relação ao capital obtido com terceiros.

A base de cálculo para encontrar o nível de endividamento da empresa são dados contidos no Balanço Patrimonial, ou seja, dividindo o total do Passivo pelo total do Ativo.

 

Margem operacional

A margem operacional é obtida a partir da divisão do resultado operacional pela receita líquida de vendas. Esse indicador define a porcentagem de cada unidade monetária de venda. 

Encontra-se esse indicador depois que as deduções referentes às despesas forem satisfeitas.  Os números e resultados de sua empresa vão lhe mostrar o que está dando certo e permitir que você identifique e elimine os erros cometidos.

 

Custos fixos

Um dos indicadores que não podem jamais sair do controle é o que se refere aos custos fixos. Estes significam as despesas que não variam, mesmo com as alterações de faturamento, para mais ou para menos.O aumento dos custos fixos sem o aumento do faturamento pode sinalizar uma instabilidade do negócio e ter efeitos muito prejudiciais a longo prazo.

Análise de Estabilidade do negócio

Além de medir o desempenho financeiro do negócio, é importante pensar no quanto ele é viável através da análise da estabilidade. Dessa forma, através de um conjunto de métricas, encontra-se a capacidade de geração de lucro da empresa. Veja abaixo.

 

Faturamento por período

Acompanhe as vendas diárias para realizar a análise de estabilidade do negócio. Conheça o seu produto ou serviço e o que, quanto, por quanto e para quando é vendido.

 

Custos variáveis

Definir os custos que estão diretamente associados ao volume de vendas. Reverter os custos fixos em custos variáveis pode ser uma grande estratégia para empresas. 

 

Custos fixos

Entender quais são e quanto representam os custos fixos com o negócio em funcionamento. O monitoramento do montante dos custos fixos deve ser permanente, tanto quanto as ações para reduzi-los.

 

Margem de contribuição

Trata-se do indicador que permitirá realizar as análises de lucratividade, de ponto de equilíbrio e da análise de novos projetos. Também, quanto maior for este índice maior será a saúde financeira da empresa.

 

Lucro operacional

O resultado final depois de remunerados todos os custos variáveis e fixos no período.

 

Preços de vendas

O acompanhamento dos preços de vendas dos produtos e serviços deve ser uma ação técnica e estratégica. É importante considerar os fatores de lucratividade, competitividade e posicionamento de mercado.

 

Afinal, como calcular o desempenho financeiro da empresa?

Após conhecer os principais indicadores de desempenho, você pode estar se perguntando como calculá-los para encontrar a resposta para o seu negócio. 

E dessa forma concluir que pode ser complexo acompanhar cada uma dessas medidas, mesmo elas sendo muito necessárias para entender o desempenho das finanças.

Por isso o ideal é utilizar uma plataforma que auxilie na gestão financeira da sua empresa. A melhor solução para mensurar o desempenho financeiro da empresa é utilizar planilhas de finanças.

Com os templates de excel da Dashboard Design basta inserir as informações necessárias que serão utilizadas nas medições. O próprio programa fará os cálculos necessários, diminuindo o tempo gasto na gestão e, principalmente, erros humanos.

Além disso, as planilhas de excel viabilizam o acompanhamento dos indicadores de desempenho financeiro para os serviços contábeis. Trata-se de um painel que permite analisar seus dados financeiros de forma automatizada.

Com esse recurso você poderá monitorar a saúde financeira de seus negócios com mais facilidade, permitindo obter insights constantes e tomar decisões mais rápidas.

Além disso, os templates de excel ​​foram projetados para permitir que qualquer pessoa em uma empresa analise os dados financeiros da organização, sem exigir nenhuma habilidade técnica ou tecnológica específica.

Dessa forma, se aplicado o conhecimento sobre indicadores financeiros unindo aos templates de excel Dashboard Design, logo você poderá notar os resultados no crescimento da sua empresa.

Para isso, conte com a Dashboard Design, que é referência em criar modelos e painéis inteligentes, inovadores e incrivelmente fáceis de usar baseados em Excel. Conheça todas nossas planilha de finanças.