Existem muitas ferramentas que as empresas usam para manipular e entender os dados. Por conta de todas as opções, é natural que haja uma dificuldade na compreensão e uma certa confusão entre alguns dos termos. Por exemplo, você sabe a diferença entre dashboard e balanced scorecard?

Conheça as diferenças neste artigo!

O que é cada um deles?

A primeira informação que deve ser entendida é que dashboard é um conceito e não uma ferramenta. Segundo a definição mais difundida, dashboard é uma representação visual de um conjunto de informações necessário para fazer um ou mais objetivos, em uma única tela de computador, de modo a permitir um monitoramento e uma compreensão mais fácil. Dentro do Excel, por exemplo, existem diversas ferramentas para criar dashboards.

A ideia por trás das dashboards é simples de entender. Com tantas informações disponíveis para as empresas e uma necessidade cada vez maior de agilidade nas operações, é preciso aplicar conceitos e ferramentas para que essa assimilação de dados seja mais simples.

Por isso, esse conceito e as ferramentas por trás, ajudam a encontrar as respostas mais importantes para o negócio.

Já o balanced scorecard é um método que tem como objetivo, gerenciar a estratégia de uma empresa. O propósito é ajudar as empresas e os gestores a trabalharem com uma visão mais voltada para o futuro, com um foco em ações ou projetos com impacto no longo prazo.

Portanto, para fazer isso, o balanced scorecard implementa 4 visões principais sobre a empresa:

  • Financeira: aborda o quanto a empresa irá ter de retorno e gastos com cada ação;
  • Clientes: foca no cliente, buscando aumentar a quantidade dos mesmos, e também promover ações com foco nele;
  • Processos internos: ilustra os processos internos necessários para cumprir os objetivos;
  • Aprendizado: visa encontrar os erros e acertos descobertos nas visões acima, para implementá-las e alcançar os objetivos com mais facilidade.

Exemplo de Balanced Scorecard em Excel

Exemplo Balanced Scorecard Excel

Visitar Página do Produto

Quais são as diferenças entre ambos?

Com os conceitos mais claros, fica mais fácil entender a diferença entre ambos. É comum haver uma certa confusão, pois os balanced scorecard muitas vezes usam dashboards para ajudar a medir e visualizar o seu progresso.

Por isso, essa é a principal diferença. A dashboard tem uma aplicação de mensuração e monitoramento de resultados, enquanto o balanced scorecard tem um objetivo de gerenciamento de performance.

Por isso, por exemplo, o primeiro é constantemente atualizado, já que os resultados precisam ser medidos em tempo real. Já o segundo, é medido periodicamente, pois é preciso avaliar como esses resultados impactam na estratégia da empresa.

Falando nisso, a estratégia é outro ponto em que estes conceitos divergem. O dashboard, não precisa estar completamente alinhado com os objetivos, enquanto o balanced scorecard deve ter total sincronia com os objetivos e as estratégias da empresa.

Outra grande diferença entre ambos é em relação ao seu escopo e ao seu propósito. O dashboard, tem como objetivo dar uma visão mais ampla do que está acontecendo na empresa ou em um projeto, com um foco em questões operacionais no curto prazo.

Já o balanced scorecard visa planejar, executar e acompanhar uma estratégia, no longo prazo.

Entender as diferenças entre os conceitos é fundamental para aplicá-los com sucesso na sua empresa. Quer saber mais? Então se cadastre para receber mais informação sobre conceitos importantes!